Novidades
09/11/2017 - 18:43

Mudanças no Guia Scrum – Novembro de 2017

Esta nova versão do Guia Scrum, lançada em novembro de 2017, concentra-se nas contribuições fornecidas pelo usuários do Scrum.

As mudanças estão relacionadas aos seguintes temas:

  1. Usos do Scrum
  2. Papel do Scrum Master
  3. Reunião Diária (Daily Scrum)
  4. Tempo dos eventos Scrum (Time-boxes)
  5. Backlog do Sprint (Sprint Backlog)

1 Usos do Scrum

Scrum tem sido amplamente utilizado para:

  • Pesquisar e identificar mercados viáveis, tecnologias e capacidades de produtos
  • Desenvolver produtos e melhorias
  • Liberar produtos e melhorias com frequência diária, se necessário
  • Desenvolver e sustentar ambientes operacionais para uso do produto
  • Sustentar e renovar produtos

2 Papel do Scrum Master

O Scrum Master é responsável por promover e suportar o Scrum conforme definido no Guia Scrum. O Scrum Master faz isso ajudando todos a entender a teoria do Scrum, práticas, regras e valores.

3 Reunião Diária

A Reunião Diária é realizada para inspeção e adaptação. Essa reunião é executada para inspecionar o progresso do Time de Desenvolvimento no Sprint e verificar como esse progresso está acontecendo para atender ao Objetivo do Sprint. A Reunião Diária aumenta a probabilidade do Time de Desenvolvimento atingir o Objetivo do Sprint. Todos os dias, os membros do Time de Desenvolvimento devem se auto-organizar para trabalhar em conjunto e criar o Incremento antecipado do produto até o final do Sprint. A estrutura da reunião é definida pelo Time de Desenvolvimento e pode ser conduzida de maneiras diferentes, sempre com foco no progresso para alcançar o Objetivo do Sprint. Alguns Times de Desenvolvimento usarão perguntas e outros farão discussões.

4 Tempo dos eventos Scrum

Clareza foi adicionada a definição de caixas de tempo (time-boxes) com a utilização das palavras “no máximo” para resolver quaisquer dúvidas sobre o tempo total dos Eventos Scrum. Time-boxes são apenas tempos máximos atribuídos, mas não obrigatórios.

5 Backlog do Sprint

O Sprint Backlog torna visível todo o trabalho que o Time de Desenvolvimento identifica como necessário para atingir o Objetivo do Sprint. Para garantir que exista a melhoria contínua, o Sprint Backlog deve incluir pelo menos uma melhoria de processo de alta prioridade, identificada na Reunião de Retrospectiva anterior.

Fonte: 2017 Scrum Guide Revision Webinar

Download do Guia Scrum em português: Guia Scrum Português