Consultoria

IMPLEMENTAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS DE TI

Melhorar e implementar processos são desafios complexos. A melhoria ou implementação de um processo pode envolver mudanças em atividades, procedimentos, cultura. pessoas e ferramentas. As empresas são pressionadas constantemente a ajustar e melhorar seus processos. Podemos ajudar você nesse desafio. A EDG Tecnologia da Informação oferece serviços de consultoria para apoiar empresas na melhoria e implementação de processos de tecnologia da informação.

Organizações frequentemente implementam soluções tecnológicas antes de melhorar os processos, garantindo apenas a instalação de novas tecnologias em processos ruins.

A EDG Tecnologia da Informação oferece consultoria para implementação de processo de desenvolvimento de software, implementação de processos de gestão de serviços de TI, adoção da metodologia de gestão de processos de negócio (BPM) e planejamento estratégico de TI. Veja abaixo alguns dos frameworks para os quais oferecemos serviços de consultoria.


FRAMEWORK SCRUM

Scrum é um framework utilizado para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos. Esse framework foi criado para controlar o processo de desenvolvimento de software em ambientes em que os requisitos estão em constante mudança. Com base nas teorias empíricas de controle, no Scrum o conhecimento é adquirido com base na experiência e na tomada de decisões fundamentadas no que é conhecido. O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para controlar o processo de desenvolvimento de software. Scrum é:

  • Simples
  • Fácil de entender
  • Difícil de aplicar

O framework Scrum se resume em papéis, eventos, artefatos e em um conjunto de regras. As regras do Scrum integram os eventos, papéis e artefatos.

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ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY)

A ITIL é um conjunto de melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI. Serviço é um meio de entregar valor para os cliente, facilitando os resultados que os clientes querem alcançar. Podemos fornecer valor para o cliente por meio da criação de um serviço adequado ao seu propósito (utilidade) e adequado para uso (garantia). Para fornecer valor e realizar o gerenciamento de um serviço, o provedor do serviço de TI precisa possuir um conjunto de habilidades. As habilidades se apresentam na forma de:

  • Processos
  • Funções
  • Papéis

Os 5 livros da ITIL apresentam um conjunto de processos, funções e papéis para possibilitar que provedores de serviço de TI forneçam valor para seus clientes.

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BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)

A Gestão de Processos de Negócio (BPM) é a gestão dos processos de uma organização. Um processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço. Uma organização é um conjunto de processos. O BPM envolve a descoberta, projeto, entrega, controle e administração de processos de negócio de uma organização. Uma organização possui processos de gerenciamento, operacionais e de governança. Para realizar a gestão desses processos em uma empresa, passamos por 4 fases:

  • Planejamento
  • Modelagem
  • Execução
  • Controle

Uma ferramenta BPMS (Business Process Management Suite) é necessária para a realização do BPM. Além disso, para a fase de modelagem, a notação BPMN (Business Process Model and Notation) deve ser utilizada para possibilitar a modelagem e automação dos processos na ferramenta BPMN.

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